Como abrir uma empresa

Para aqueles que tem um sonho em empreender, não bastam apenas uma boa ideia e capital para abrir um negócio. Para não só realizá-lo, mas também fazer com que a sua empresa permaneça no mercado é preciso ter um planejamento.

Um terço das novas empresas fecham em um ano por falta de planejamento. O planejamento é o guia das ações da sua empresa e as oportunidades só serão aproveitadas se estiver bem claro quais objetivos devem ser alcançados. O plano de negócios especificará, também, os valores que devem ser alcançados. O custo para estas ações e o período de tempo para alcançá-las. 

Por isso, sempre é importante ter ao seu lado um equipe qualificada. Bem como serviços que vão te ajudar nesses processos, como, por exemplo, contar com um escritório de contabilidade. Para abrir uma empresa, vários documentos, assinaturas, declarações e comprovantes são exigidos. Queremos, nesse texto, apresentar não só a parte burocrática de abrir uma empresa, mas também fazê-lo pensar no propósito desse grande passo. Continue lendo esse post e descubra.

Documentos exigidos para abrir uma empresa

 

Após refletir e definir a atividade da empresa, bem como organizar e planejar esse negócio, é necessário realizar alguns passos. Emitir documentos e visitar alguns órgãos. Confira o passo a passo para abrir uma empresa:

 

Registro da Empresa

O registro da empresa deve ser feito no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica ou na Junta Comercial. O preenchimento de uma série de formulários e a anexação de documentos fazem parte do processo de abertura de uma empresa. Esses documentos e formulários variam um pouco de estado para estado.

 

Contrato Social

O Contrato Social é o documento que estabelecerá as normas de relacionamento entre os sócios e a sociedade, se for o caso. Nele será descrito não só os objetivos da empresa. Como também, os interesses das partes do contrato e a descrição do aspecto societário e a maneira de integralização de cotas. 

Vale ressaltar aqui que para sociedades contratuais, para sociedades institucionais o ato constitutivo é o estatuto.

Para tornar o contrato social válido, é necessário que haja o visto de um advogado. A não ser que estejamos falando de uma microempresa ou EPP que por lei estão dispensadas desta obrigação.

 

Antes de fazer o registro, será feita uma pesquisa para identificar se existe algum registro de empresa com o mesmo nome. Junto com a entrega dos documentos pessoais dos sócios, é preciso preencher o requerimento padrão da Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e o pagamento de certas taxas através do DARF.

 

A recompensa após completar este processo é que você receberá um Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE) e o número do seu CNPJ. O fato deste processo hoje estar sincronizado, reduz o tempo para abertura de empresa e facilita muito a vida do empreendedores e contadores.

 

Alvará de Funcionamento

O alvará de funcionamento que é dado pela prefeitura é o último obstáculo para a sua empresa começar a funcionar. 

Para obter este documento você precisa do número do CNPJ, da consulta prévia

no endereço solicitado, o preenchimento dos devidos formulários e a inclusão da documentação que varia de acordo com o município que sua empresa se instalará.

Fique atento: Se a sua atividade empresarial oferecer algum tipo de ameaça ao meio ambiente, você precisará também de um laudo dos órgãos de vistoria.

 

Inscrição Estadual

 

Esse documento vai servir para emissão de notas fiscais e realização da autenticação dos livros fiscais. Como se fosse uma autorização, ela é feita na Prefeitura de seu município ou Estado, isto se sua ideia for abrir uma empresa comercial e realizar a venda de produtos.

 

Depois que tudo estiver pronto, você poderá iniciar suas atividades como empresa.

 

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Maria Eduarda Alves Xavier2020-08-17T10:48:28+00:0017 de agosto de 2020|Noticias|